segunda-feira, 2 de abril de 2012

POST 1431: AS RESTRIÇÕES PARA O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS. Por Greice Caroline Baggio

As recomendações para ingestão de bebidas alcoólicas limitam-se à duas doses para homens e uma dose para mulheres, sendo que uma dose significa cerca de 40 ml de bebida destilada ou um cálice (100ml) de vinho ou 1 lata (355 ml) de cerveja, fato que bebidas fermentadas contêm menor teor alcoólico do que as destiladas. Mas, será que a ingestão se restringe a isso?

Infelizmente não, o fato é que a ingestão de álcool vêm atrapalhando e minimizando a saúde de muitos.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas interfere no metabolismo do organismo e pode provocar danos hepáticos, hipertensão, problemas cardíacos, desnutrição, além de contribuir ao aumento de peso e acúmulo de gordura corporal, pois fornece cerca de 7 calorias por grama.
Veja quanto um copo (200ml) de algumas bebidas possuem de calorias e de teor alcoólico, respectivamente: Cerveja possui 88 Kcal e 5%, Champagne 170 Kcal e 11%, Uísque 500 Kcal e 43%, Vinho branco 133 Kcal e 12%, Vinho tinto 144 Kcal e 11% a 14%, Vodka 462 Kcal e 40%.
São inúmeros estudos evidenciando benefícios do consumo moderado de álcool, menor risco de infarto, derrame cerebral, porém o álcool pode causar dependência e possui propriedades intoxicantes.

Além do mais, o consumo do álcool afeta homens e mulheres de maneiras distintas, as mulheres tentem a se intoxicar com doses menores. Porém, com o câncer é diferente, um documento publicado na França pelo Instituto do Câncer faz um apelo pelo Álcool Zero, independentemente se estiver ou não dirigindo. O consumo de bebidas alcoólicas está associado ao aumento do risco de diversos cânceres, como o de boca, de faringe, de laringe, de esôfago, colo-retal e do fígado.
Você pode se divertir ou mesmo evitar doenças com bebidas mais saudáveis.



Greice Caroline Baggio
Expert em Qualidade de Vida e bacharel em Nutrição. Atua como Nutricionista Clínica na Serra Gaúcha.
Já atuou como Nutricionista Esportivo de um clube de futebol da Serra Gaúcha e presta consultoria para várias revistas da área com veiculação nacional.
Mais de Greice Caroline Baggio AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger