segunda-feira, 2 de abril de 2012

POST 1429: QUINTO MANDAMENTO DO EMPREENDEDOR: CUIDE DOS DETALHES. Por Tiago Aguiar

Dizem que Deus está nos detalhes. Na vida do empreendedor eu diria que não só Deus está nos detalhes como o Sucesso também está ali. Pesquisando na internet temos que o termo inglês commodity significa mercadoria e matérias-primas. São bens de qualidade uniforme, produzidos em grandes quantidades por um grande número de produtores, respeitando determinados parâmetros técnicos.

A pergunta que todo empreendedor deve se fazer quando monta um negócio é se seu negócio é uma commodity ou possui algum diferencial competitivo? O detalhe é o diferencial que faz o seu negócio se distinguir dos demais e assim conquistar o seu espaço.
 
Mesmo naqueles setores onde o produto é realmente uma commodity, como por exemplo açúcar, café, arroz, soja, milho, trigo, aço, cobre, alumínio etc. há diferenciais a serem agregados que farão a diferença entre você e o seu concorrente. Nos exemplos trazidos como commodities o diferencial pode estar no serviço, atendimento, prazo de entrega, logística, forma de pagamento e outros que você poderá vislumbrar dentro do seu ramo de atividade.

A busca pela excelência, ou seja, pelo detalhe, deve ser uma das metas mais importantes do empreendedor. É o cuidado com o seu produto e serviço que fará toda a diferença na hora de renovar um contrato ou fazer uma nova venda a um mesmo cliente. Perseguir a perfeição não é ser chato ou exigente, é ser disciplinado e não se satisfazer com pouco, buscando sempre oferecer o melhor produto ou serviço para o seu cliente.

Uma história que sempre me lembro para exemplificar o mandamento do detalhe é aquela do lenço refrescante no qual depois de uma longa viagem para o nordeste, um hotel ao receber seus hóspedes, naquele calor de quase 40 graus, oferece um pequeno lenço úmido, gelado, extremamente refrescante aos seus clientes. Tem dezenas de hotéis no nordeste, mas aqueles que pensam nos detalhes e fazem a diferença são poucos.

Detalhe é aquilo que diferencia os ótimos dos comuns.

E, é o que vai diferenciar o seu negócio dos demais concorrentes e fazer com que sua empresa cresça, seja respeitada e admirada.



Tiago Aguiar
Apresentador e empreendedor, ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa O Aprendiz 4 – o Sócio.
Mais de Tiago Aguiar AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger