domingo, 1 de abril de 2012

POST 1420: TRIGLICÉRIDES Vs COLESTEROL . Por Greice Caroline Baggio


O triglicérides, uma gordura que fica armazenada no tecido adiposo, está lá como importante estoque de energia.  Produzido pelo fígado e também proveniente tanto da gordura animal quanto da vegetal. Os alimentos quando consumidos em excesso são transformado em triglicérides no organismo.

O que há dentro
da sua geladeira?
O nível de triglicérides aumenta, principalmente, pela má alimentação e pelo excesso de peso corporal (gordura fica armazenado no tecido adiposo), podendo levar a pancreatite.
Para reduzir altos índices de triglicérides são necessários o equilíbrio e educação alimentar.
O colesterol é importante para a manutenção das membranas celulares, síntese de vitamina D, além da produção da bile e hormônios sexuais. Gordura produzida pelo fígado e também proveniente de alimentos de origem animal, como carnes e laticínios. Como há indivíduos com predisposição genética, com disfunção na produção do colesterol.  O colesterol é transportado na circulação sanguínea com as lipoproteínas, LDL, HDL...
 
O LDL possui baixa densidade e distribui o colesterol do fígado para diversos tecidos e células do corpo. É importante controlar sua quantidade na corrente sanguínea, pois em excesso, o LDL se acumula em artérias podendo levar a aterosclerose, formação de placas de gordura, podendo levar ao infarto (AVC) ou derrame.
Geralmente, o infarto do miocárdio e o derrame cerebral ocorrem devido ao colesterol elevado, triglicérides alto, hipertensão, Diabetes Mellitus, obesidade, hereditariedade... As doenças do coração costumam ser geradas pela alimentação incorreta, falta de atividades físicas e descontinuidade do uso da medicação indicada.
O HDL é uma partícula de alta densidade que tem a função de livrar da circulação o excesso de colesterol e transportando-o para o fígado. O HDL age como protetor das artérias, já que evita o entupimento pelo LDL, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.



Greice Caroline Baggio
Expert em Qualidade de Vida e bacharel em Nutrição. Atua como Nutricionista Clínica na Serra Gaúcha.
Já atuou como Nutricionista Esportivo de um clube de futebol da Serra Gaúcha e presta consultoria para várias revistas da área com veiculação nacional.
Mais de Greice Caroline Baggio AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger