segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fuja das dívidas, já aconselhava o avô de Warren Buffett.

Em sua carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway, divulgada no sábado, o megainvestidor Warren Buffett aconselha que as pessoas não se endividem, que tenham sempre uma reserva de dinheiro (liquidez) e menciona as lições deixadas por seu avô, Ernest, para explicar sua “extrema aversão ao risco financeiro”.

Buffet incluiu no documento uma carta datilografa por seu avô em 1939 e endereçada para o seu tio, Fred. “Ernest nunca cursou uma faculdade de negócios – ele sequer terminou o colegial –, mas ele sabia da importância da liquidez como uma condição para assegurar a sobrevivência”, escreve o megainvestidor.

Na carta, Enest conta a Fred que conhecia muitas pessoas que haviam sofrido, de diferentes formas, porque não tinham dinheiro disponível, à mão. "Acredito que todo mundo deveria ter uma reserva”, escreve.

Por isso, Ernest havia depositado US$ 200 em um envelope quando Fred se casou com Catherine, 10 anos atrás. E que, com as contribuições feitas a cada ano, havia agora uma economia de US$ 1 mil.

Ernest aconselha que o casal coloque o envelope em um cofre para caso precise de um dinheiro rápido, o que ele esperava que nunca acontecesse. “Eu sugiro que você gaste o mínimo possível e que reponha assim que possível”, aconselhou o pai ao filho.

"Você pode achar que deveria investir esse dinheiro e obter uma receita extra. Esqueça. A satisfação mental de ter US$ 1 mil em que você pode colocar a mão vale mais que qualquer juro que esse dinheiro poderá lhe trazer", afirma.


Lições de 2008
No documento aos acionistas da Bershire Hathaway, Buffet critica o endividamento excessivo, que levou à crise das hipotecas em 2008, comparando-o a um vício que precisa ser combatido.


“Inquestionavelmente, algumas pessoas ficaram muito ricas com o uso de dinheiro emprestado. No entanto, esse também é o caminho para se ficar muito pobre. Quando o endividamento funciona, engrandece seus ganhos... e seus vizinhos o invejam. Mas o endividamento vicia. Assim como aprendemos no terceiro ano – e alguns aprenderam em 2008 – toda série de números positivos, por mais impressionantes que sejam, evapora quando multiplicada por um simples zero. A história nos conta que o endividamento também produz zeros, até mesmo quando empregado por pessoas muitas inteligentes”.


FONTE:  AQUI.

SE O PODER ISOLA, ENCURTE OS CAMINHOS E SE APROXIME DOS LÍDERES por Marcelo Miranda.

Muitos de nós já ouvimos a expressão que o poder isola um pouco as pessoas. Sabemos que muitas vezes quanto mais alto é o nível de responsabilidade do líder, maior acaba sendo a distância dele com o restante da equipe, mesmo que não intencionalmente.

A discussão aqui não é se isso deveria acontecer ou não ou porque isso acontece, mas se é um fato e se isso as vezes o incomoda com o seu gerente, algum diretor ou até o presidente, motivos não faltam para você sair da inércia e encurtar essa distância.

Em primeiro lugar, muitas vezes esses líderes são referências importantes para você trocar idéias, checar se está no caminho certo, pedir opinião sobre projetos ou idéias. Em segundo lugar, são pessoas que você deve colocar seus projetos, dividir seus desenvolvimentos e evoluções, pois são os tomadores de decisão, precisam saber quando você se desenvolve, se prepara.

Além de fazer bem feito, precisamos ter certeza que aqueles que decidem sabem disso. Não é ser marketeiro, é buscar um reconhecimento justo pelos que decidem. E, o maior dos motivos, muitas vezes esses líderes ficarão satisfeitos com essa aproximação e com essa atitude de iniciativa. Como muitas vezes não é intencional essa distância, essa iniciativa e aproximação será benéfica para ambos. Tome a dianteira e se aproxime, não espere.


 
Marcelo Monteiro de Miranda
É mestre em Administração de Empresas pela Stanford Graduate School of Business (Sloan), certificado em Global Management. Possui dois cursos de especialização pela Harvard Business School, um sobre em análise financeira e outro sobre mercado imobiliário. Com MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC, Marcelo possui especialização em gestão de projetos e é engenheiro civil, sendo o medalha de ouro da turma pela UFMG. Cursou especialização em empreendorismo na Columbia Business School.
Mais sobre Marcelo aqui.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

FRASE DO DOMINGO!

DIRETO DAS TRINCHEIRAS - Episódio 3 com Ricardo Jordão Magalhães



Esse episódio do "Direto das Trincheiras" vale à pena passar adiante. Conteúdo rápido, prático e relevante. E ainda tem um concurso cultural, assista e depois participe!

Me lembrou uma frase do guru Gary Hamel que diz:

"Há três tipos de empresas: empresas que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades; e as empresas que levam os seus clientes aonde ainda não sabem que querem ir".

Não esqueça: VISÃO INTELIGENTE. UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

100 MANEIRAS DE CRIAR RIQUEZA

1. Trace uma linha na areia;
2. Pergunte-se todo dia "Porque não eu?";
3. Não espere pela perfeição;
4. Separe uma hora por dia;
5. Ganhar dinheiro deve ser um jogo;
6. Entenda como um negócio obtém lucro;
7. Doe antes de receber;
8. É você quem cria a riqueza;
9. Pare de pensar tanto no futuro distante;
10. Não espere que o dinheiro caia do céu;
11. Comece exatamente onde está;
12. Não caia no conto de Dickens;
13. Transforme um negócio entediante em arte;
14. Mude da necessidade para o querer;
15. Não invente, reinvente;
16. Aprenda com o homem mais rico da bíblia;
17. Releia o que dizem seus admiradores;
18. Delegue as pequenas tarefas;
19. Dê atenção as reclamações;
20. Elimine uma etapa;

Essas são as primeiras 20 dicas. Que estão no Livro " 100 MANEIRAS DE CRIAR RIQUEZA", de Steve Chandler & Sam Beckford, no Brasil da Editora Sextante.
Livro muito prático e direto. RECOMENDO!

E você, segue a maioria delas? NÃO? Então repense suas atitudes se deseja obter riqueza.
Quer mais sugestões de livros? Veja aqui.

LEMBRE-SE: VISÃO INTELIGENTE. UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!

O QUE JACK SABIA!

"Quando Jack Welch reinventou a GE, a decisão mais fabulosa que tomou foi a seguinte: se não pudermos ser o número 1 ou 2 em determinado segmento, devemos sair dele!
Porque vender uma divisão de 1 bilhão de dólares que vem obtendo bons lucros só porque ela ocupa a quarta posição de mercado??? Fácil. Porque dispersa a atenção da administração, consome recursos, capital, foco e energia.

E, mais importante, porque ensina as pessoas da organização que está tudo bem em não ser o MELHOR DO MUNDO.
Jack fugiu dos becos em saída. E, assim, liberou recursos para fazer seus outros negócios atravessarem o Vão (desafios incrivelmente difíceis que dão à você a oportunidade de obter vantagem)".

Esse trecho foi retirado do livro "O MELHOR DO MUNDO", de Seth Godin (veja página de livros recomendados aqui ).

E você o que pensa à respeito? QUER SER O MELHOR DO MUNDO? Está disposto à abrir mão de certas coisas? Deixe sua opinião.

Por que aderi ao Inbox Zero.

Neste ano, aderi à técnica de inbox zero, ou caixa de entrada vazia. O conceito não é novo e é divulgado por vários autores de produtividade, como David Allen (Getting Things Done), e Merlin Mann (43 Folders). Como o próprio nome sugere, o inbox zero prega que, sempre que verificamos novos emails, deixemos a caixa de entrada vazia.

E, qual a utilidade disso? Estudos dizem que, ao deixarmos os emails acumulando na caixa de entrada, sempre que abrimos o software de email e olhamos para aquela pilha, iniciamos mentalmente um processo de análise das pendências associadas a cada mensagem. Portanto, se checamos email 5 vezes ao dia, e temos, por exemplo, 20 mensagens no inbox, estaremos relembrando pendências por 100 vezes, roubando tempo, energia e foco. O problema se agrava em pessoas hiperativas e com tendência a fazer várias tarefas ao mesmo tempo (o famoso e controverso multitasking).

Aliás, como prega Tim Ferriss, nem devíamos checar emails com tanta frequência, pois ficamos escravos das interrupções e mal conseguimos executar nossas atividades planejadas.

Atualmente, aponto todas as minhas contas de email (6 no total), para uma conta master no Google Apps. Lá, uso um conjunto de filtros, tags e ferramentas do GMail Labs para ordenar a bagunça, de uma forma que nunca vi em outros métodos. Aliás, o GMail, com sua excelente busca, velocidade e recursos, tornou-se uma ferramenta de produtividade excelente para uso profissional. O problema é que, a maior parte das pessoas, não sabe usar um décimo dos recursos.

Resumindo meu processo: ao abrir a caixa de entrada, realizo alguma ação em cada email recebido - deleto, respondo, encaminho ou sinalizo com uma estrela e arquivo, caso seja uma pendência para solucionar depois. Aqui, o segredo é a forma como organizei os filtros e demais ferramentas para fazerem uma triagem inicial, entregando em meu inbox apenas o essencial. O resto, fica devidamente arquivado, estrelado e separado por tags, para processamento futuro (em lote).

Como tudo na vida, é uma questão de insistir no processo até que ele se torne um hábito. Hoje, vejo como a técnica é eficiente ao comparar com amigos e colegas que não aplicam método algum para gerenciar suas mensagens. Frequentemente, vejo caixas de entrada abarrotadas, com emails que se acumulam por meses, e seus donos olhando indefinidamente para as mensagens, claramente pensando em cada uma delas.

Não darei aqui uma lição passo-a-passo de como criei meu método para gerenciar emails, apesar de pensar em escrever um artigo detalhado sobre ele no futuro, se o mood não mudar :-)

Aqui, o ponto em discussão é a necessidade de implementar alguma forma de gerenciar o fluxo de informação que cresce a cada dia, rouba nosso tempo e atenção, e gera ansiedade.

TEXTO DE LEO KUBA.

E se a Sun tivesse comprado a Apple em meados da década de 1990?

Olhe para o mercado de smartphones hoje: telas sensíveis ao toque, sistemas operacionais sólidos, navegadores tão bons quantos os de desktops… Tudo isso por causa do iPhone. As tablets estão seguindo o mesmo caminho graças ao iPad e, em breve, todos os notebooks vão ficar com ares de MacBooks Air. Isso tudo se deve ao trabalho da Apple, que nos últimos anos mudou o mundo da computação algumas vezes.

Só que, num universo paralelo, a Sun teria impedido tudo isso. Em uma palestra recente, Scott McNealy, ex-CEO da Sun, comentou que sua companhia poderia ter comprado a Maçã em meados da década de 1990 e nada do que hoje é um padrão do mercado seria realidade. “Se tivéssemos comprado a Apple, não haveria iPods ou iPads… Eu teria estragado tudo”, admitiu o executivo, conforme conta a eWeek.

“Juro por Deus, eu estava numa reunião de analistas em San Diego numa terça-feira e estava me preparando para anunciar que íamos comprar a Apple”, contou Ed Zander, outro ex-CEO da Sun. “Não sabíamos o que fazer com ela, mas íamos comprá-la. [A Apple] não tinha CEO na época, Steve [Jobs] não estava lá, mas não a pegamos. Por que não a compramos?”

Eu sei a resposta: o universo não permitiria uma atrocidade desse nível. Acredito que alguma lei da Física impede que exista até mesmo um plano paralelo no qual os melhores smartphones do mundo sejam BlackBerries (ou seus clones, Androids) e as únicas tablets do mercado rodem Windows em plena segunda década do século XXI. Sério: se você acha o mundo ruim com a Apple, seria MUITO pior sem ela.

O CRESCIMENTO DO FACEBOOK MOBILE

A EDUCAÇÃO EM NÚMEROS

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Obcecado com Facebook

A REVOLUÇÃO DO iPAD

O IMPRESSIONANTE TAMANHO DA INTERNET

MÍDIAS EQUIVALENTES NA CHINA

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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

15 COISAS SOBRE STEVE JOBS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA [INFOGRÁFICO]

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MitA #007 - Man in the Arena - Christian Barbosa - Parte 3

MitA #007 - Man in the Arena - Christian Barbosa - Parte 2

MitA #007 - Man in the Arena - Christian Barbosa - Parte 1

SMARTPHONES EM 2010!

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10 lições que aprendi como empreendedor.

Hoje, parei um pouco para pensar sobre lições importantes que aprendi nesses vários anos de vida empreendedora. Há 14 anos, tenho participado da formação e gestão de negócios ligados a tecnologia e internet. Tive vários sócios e parceiros, acertei e errei muito, ganhei e perdi dinheiro.

Uma grande lição, talvez a maior, é de que estamos aprendendo e recomeçando todos os dias.

Abaixo, estão 10 lições que ordenei ao pensar nestes anos que passaram:

1. Convicção
A sua percepção é única. Sua formação e experiências levam você a ter uma visão que faz parte da sua identidade. Portanto, muitas vezes uma idéia que seja óbvia para você, não ressoará nas pessoas ao seu redor. Ouça e avalie as opiniões e críticas, mas confie na sua convicção.

2. Perfil x Valores
Esteja cercado de pessoas com perfis e competências complementares. Porém, não confunda perfil complementar com valores e objetivos diferentes. No médio prazo, estas características mais sutis, que muitas vezes não avaliamos no início, podem ser críticas para os negócios.

3. Aprendizado Horizontal
Continue aperfeiçoando suas habilidades e aprendendo competências adjacentes. Aprender não significa tornar-se especialista num determinado assunto. O empreendedor deve aprender o suficiente para saber identificar novas oportunidades, reconhecer talentos e saber se sua equipe está na direção correta.
A execução operacional de atividades técnicas nunca deveria ser sua prioridade (fácil falar, difícil fazer).

4. Persistência
Na maioria dos casos, a estabilidade e sucesso de um negócio vem após anos de persistência. Mas, é bom não confundir persistência com insistência em produtos e/ou modelos de negócios que não funcionam. Faz parte da persistência a habilidade de reinventar, sempre.

5. Vocação
Pode parecer contraditório com a dica acima, mas já presenciei e, eu mesmo vivi, casos onde investe-se energia no negócio errado. Às vezes, seu perfil pode ser mais adequado a outro mercado e, ao mudar, você pode experimentar uma fluência maior e uma melhor sinergia de suas competências, o mercado, sua rede de contatos, etc. Descubra sua vocação!

6. Cuidado com produtos muito inovadores
Mesmo com um bom produto, serviço e equipe, às vezes, o negócio não vai pra frente. Um exemplo que acontece frequentemente na área de tecnologia, é um excelente técnico desenvolver um produto que o mercado ainda não está preparado para consumir. Muitos empreendedores subestimam o custo de tempo e recursos para criação de cultura para uma nova tecnologia. O problema não é o produto, e sim, o timing do mercado.

7. Acelere!
Cuidado para não se acomodar em seus negócios. Às vezes, atingimos uma estabilidade confortável e, naturalmente, podemos reduzir o ritmo. Nenhum negócio anda por inércia por muito tempo. Veja se, ao seu redor, você não está cercado por sócios ou funcionários com tendência a parar no tempo e, se tiver, não se influencie por eles.
Parafraseando Aleksandar Mandic: - "Se tudo está sob controle, você não está indo rápido o suficiente."

8. Networking do bem
Pense sempre na relação "ganha-ganha" com sua rede de contatos. Sempre que puder, ajude algum colega, provendo aconselhamento, sugestões ou críticas construtivas. Apresente contatos que possam ter sinergias nos negócios. Seja um facilitador para negócios entre terceiros. Uma hora, da forma mais inesperada, alguém fará o mesmo por você.

9. Negócios paralelos x Foco
Às vezes, o empreendedor não se contenta com apenas um negócio. A fome por novos desafios trará, em algum momento, a vontade de iniciar projetos paralelos. Avalie se a necessidade por um novo projeto não é uma fuga de seu negócio principal. Caso siga em frente, gerencie bem seu tempo e foco para não desbalancear os negócios e, se tiver sócios, fale abertamente sobre o assunto para evitar desconfortos ou perda de confiança.

10. Aconselhamento tributário e jurídico
Desde o começo do seu negócio, procure ter uma boa assessoria contábil, tributária e jurídica. Serão estes profissionais que terão acesso a informações "íntimas" de seu negócio, e você precisará confiar muito neles. Já vi empresas passarem dificuldades consideráveis por terem economizado na qualidade de contadores e advogados.

PEN-DRIVES BACANAS! Opine!























=>> E aí, qual sua opinião sobre esses designs de pen-drive? <<=

15 DICAS PARA GERENTES DE PROJETOS por Marcelão.

Pessoal, recebi a dica do site “Blog CMMi”( http://www.blogcmmi.com.br/ ) através do colega gerente de projeto Rafael Ramos (@rsouzaramos). Nele eu encontrei uma lista de 15 lembrentes excelentes que devem estar presentes no cotidiano de qualquer gerente de projetos.

Listo-os abaixo com meus comentários:

- Você não consegue produzir um bebê em um mês usando nove mulheres: Conhecia essa como “1 mulher faz um filho em 9 meses, mas 9 mulheres não fazem um filho em um mês”. Isso significa que acrescentar recursos ou pessoas aos projetos não significará redução do prazo na mesma proporção em que se acrescentam esses recursos. Essa é clássica, mas fica cada vez mais evidente sua verdade se pensarmos que estamos em um economia muito mais de serviços do que de produtos;

- O mesmo trabalho será estimado de forma diferente por 10 analistas ou terá diferentes estimativas quando estimado por um mesmo analista em 10 diferentes vezes: Seres humanos não são máquinas, cada um tem seu ritmo de produção e, principalmente, seu ritmo de aprendizado em relação a qualquer tarefa. Além do mais, cada estimativa dependerá muito da compreensão que a pessoa tiver do real problema proposto e também do nível de detalhamento que será apresentado;

- Você pode convencer uma pessoa a assumir um prazo irreal, porém, você não pode obrigá-lo a cumpri-lo: Você pode vencer uma pessoa pelo cansaço e impor o prazo, mas isso não significa que ele será cumprido. Na verdade, você perderá muito mais com o desgaste da negociação do que com a redução do prazo;

- A palavra mais útil e menos usada no gerenciamento de projetos é “NÃO”: Essa é muito difícil de ser aplicada. Vai depender do seu histórico de carreira e da sua credibilidade junto a sua chefia. Portanto, novatos, não apliquem essa regra. Criem primeiro reputação para depois usufruir dessa regra;

- O que não está documentado, não existe ou não foi dito: Mantra de qualquer gerente de projeto. REGISTRE TUDO O QUE FOI ACORDADO;

- Lembre-se de Pareto: 20% dos requisitos serão responsáveis por 80% dos problemas: Também serão os mais importantes e os que devem ter a maior atenção. Portanto, não se esqueça, comunicação é vital para compreender realmente os requisitos e, principalmente, qual o significado e a importância que eles possuem para o seu cliente;

- Se alguém levou 5h para fazer 90% de uma tarefa, precisará de pelo menos outras 5h para concluir os outros 10%: São os detalhes finais que requerem maior trabalho e a maior atenção, porque é justamente nesse ponto é que ocorrem a interface com os outros requisitos do projeto;

- Um usuário somente lhe falará o que lhe for perguntado – nada mais: Comunicação é vital mais uma vez. Nem sempre o cliente sabe explicitar o que eles desejam. Portanto, não caia na armadilha de que “O cliente não sabe o que quer”, você também tem que saber perguntar. Henry Ford disse uma vez: “Se eu perguntasse aos meus clientes o que eles queria, eles teriam dito que queriam cavalos mais velozes”;

- A demissão de um elemento da equipe, quase sempre é a preservação do emprego do resto: Não tenho muita experiência nesse caso, mas entendo que isso é um sinal de que o projeto é importante e deve continuar, mas depende de vocês mante-lo vivo;

- Em projetos, não confunda folga nos prazos, com prazos dos folgados: Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Se hoje você está com folga no prazo é porque aconteceu um erro nas suas estimativas para as tarefas iniciais, mas lembre-se que esse mesmo erro pode ter sido cometido, e dessa vez de forma negativa, para as tarefas restantes. Além disso, podem acontecer problemas imprevistos que irão requerer tempo não previsto anteriormente, nesse momento, a folga que você acumulou no começo vai ajuda-lo na manutenção do prazo;

- A falta de disciplina é o primeiro sinal de que o projeto pode fracassar: Foco e atenção sempre. Não despreze os sinais de risco iminentes para o projeto. Atue com proatividade e evite que eles se tornem problemas maiores para o projeto;

- Reunião sem pauta vira happy-hour: Essa é deveras irritante para mim. Já vi muita reunião ser marcada para marcar outra reunião. Prepare uma pauta, certifique-se que as pessoas entenderam os itens constantes da pauta e, principalmente, deixe claro para todos quais itens da pauta não podem deixar de ser resolvidos antes do final da reunião;

- Toda reunião deve ter horario de início e principalmente horario de término: Planejamento é importante. Mais uma vez, identifique os pontos mais importantes da reunião e que eles serão solucionados. Não perca o controle da reunião;

- Se você não respeita as pessoas, porque quer que elas te respeitem? Respeito é algo que todo mundo merece e precisa. Respeito da sua equipe é o ativo mais importante para a condução da sua equipe. Procure ser integro e, acima de tudo, transparente na comunicação com sua equipe;

- Quer ter mais sorte? Experimente estudar mais, planejar melhor, controlar melhor e trabalhar mais e me conte o resultado: Sorte é combinação de oportunidade com preparo. Sorte é 98% trabalho. Os demais2% são magia e bruxaria e, acredite, você não irá querer depender disso para ter sucesso no seu projeto;
Um abraço.


Marcelo de Souza Bastos, o Marcelão.
Formado em ciência da computação pelo Uniceub em Brasília e MBA em planejamento e gestão empresarial pela Universidade Católica de Brasília.

Possuo certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) desde 2003.
Trabalho no Banco do Brasil desde 1986 quando ingressei como menor auxiliar de serviços gerais, atualmente estou no escritório de projetos da área de tecnologia.
Sou uma pessoa observadora das mudanças no cenário e que procura se antecipar a essas mudanças de forma pró-ativa. Gosto de compartilhar conhecimento, de conhecer coisas novas e tenho como diretriz de vida a busca constante da melhoria através do aprendizado contínuo.

LOGOTIPOS / LOGOMARCAS E SUA EVOLUÇÃO.


































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