terça-feira, 27 de dezembro de 2011

POST 1155: SER POLITIZADO É DIFERENTE DE POLITICAGEM. Por Marcelo Miranda

A sucessão de escândalos e casos recorrentes de corrupção e locupletamento ilícito nas últimas décadas em nossa classe política bem como a transparente inoperância do judiciário em realmente punir exemplarmente esses casos trouxe a muitos de nossos jovens o sentimento de descaso com política no nosso país.
Já ouvi de muitos e muitos que preferem não acompanhar política pois não adianta nada, não vai mudar nada, que preferem não perder tempo com politicagem.
Como jovens que somos, em breve seremos as gerações que sucederão o poder nas posições de liderança em nosso país em todos os âmbitos, seja nas empresas, nas sociedades de classe, nas instituições públicas, na política.
E adotar o caminho mais fácil de não querer se envolver não é o caminho certo.
Existe uma grande diferença entre ser politizado, que é entender as relações de poder nas instituições e como elas afetam a nossa vida no dia a dia e participar de politicagem. Já escrevi aqui uma vez nesse blog que ser politizado não é nenhum demérito, pelo contrário, entender como exercer melhor seu papel como cidadão é uma virtude.
Se queremos ser bem sucedidos como indivíduos, compreender e melhorar o ambiente que estamos inseridos faz muita diferença.
Esta é uma geração que lida com a sustentabilidade como bandeira, e sutentabilidade passa necessariamente por responsabilidade social, e passa também pela correta utilização de recursos públicos. Entender as relações nesse ambiente político, saber se posicionar, entender o modus operandi do poder público é uma qualidade que vejo como diferencial.
Diferencial este que vejo em alguns jovens que questionam o que não entendem e buscam esclarecimento, seja o caso de um posicionamento de um representante que elegemos que não está de acordo com a sua campanha, ou seja o caso de apoiar uma campanha por exemplo pelo preço de uma energia mais justa em nosso país, cuja bandeira foi recentemente levantada pela FIESP .
Cuide com carinho de entender as relações do poder público, de como isso afeta a vida de todos nós. Será importante na sua vida profissional, pessoal e como cidadão.


Marcelo Monteiro de Miranda
É mestre em Administração de Empresas pela Stanford Graduate School of Business (Sloan), certificado em Global Management. Possui dois cursos de especialização pela Harvard Business School, um sobre em análise financeira e outro sobre mercado imobiliário.
Mais de Marcelo Miranda AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger