quarta-feira, 9 de março de 2011

DEIXAR UM LEGADO.

Recentemente, em uma viagem que fiz, comentei com a pessoa que me entregava os bilhetes da passagem, a grande perda que tivemos com o falecimento do Comandante Rolim. A atendente também expressou seus sentimentos, mas com muita firmeza e confiança declarou: “Nossa empresa já tem um novo presidente e o legado deixado pelo Comandante Rolim, já faz parte de todos nós”.

Isso me fez pensar muito durante aquele vôo. O que significa deixar um legado para aquela funcionária? Pensando sobre isso, me veio a mente os conceitos que ouvi de Stephen Covey sobre as necessidades de cada indivíduo. Nós, como seres humanos, temos quatro necessidades: Viver, amar, aprender e deixar um legado.
 
Viver - A primeira delas, viver, se refere a parte física do indivíduo, isto é, todos nós temos que nos alimentar, ter um lugar para morar, nos vestir, nos exercitar, cuidar de nossa saúde, ter um trabalho, etc. Recursos físicos e econômicos são fundamentais para a sobrevivência, normalmente refletidos na necessidade de segurança, controle, conforto e no desejo de ser tratado com justiça. Esta necessidade básica nos leva a dedicar a maior parte de nosso tempo para suprí-la. Porém, temos outras três necessidades que também são essenciais para completarmos nossas vidas.

Amar - Esta se refere ao fato de que todos nós temos constante necessidade de nos relacionar e ter uma vida emocional e social ativa. Estar com os amigos, família e com pessoas que respeitamos, nos dá confiança e a sensação de amar e ser amado. Temos que cultivar isso constantemente em nossas vidas e buscar relacionamentos que nos engrandeçam, pois sem dúvida, este é o maior investimento que podemos fazer. As pessoas precisam ter um senso de valor pessoal e de respeito próprio. Líderes que reconhecem a necessidade de relacionamentos tratam todos os envolvidos de uma maneira que constrói um senso de interdependência e cultiva o respeito.

Aprender - É a terceira a ser citada aqui, porém não menos importante. Constantemente, querendo ou não, recebemos informações externas que ao processá-las, precisamos fazer as escolhas retendo o que é bom e nos abstendo do que não interessa. Esta necessidade se relaciona com nosso intelecto, a importância contínua de nos reciclar, ler bons livros, trabalhar nossa mente, ocupá-la com coisas que nos trazem benefícios duradouros. Também temos que desenvolver a habilidade e, por que não dizer, humildade de desaprender algumas coisas que tem nos causado problemas e dificuldades em nossas vidas. Stephen Covey disse: “As pessoas que são realmente eficazes têm a humildade e reverência de reconhecer sua própria limitação perceptiva e de apreciar os ricos recursos disponíveis através de interações com os corações e mentes de outros seres humanos”. Com a necessidade de conhecimento e entendimento, os indivíduos exploram novos assuntos e procuram primeiro compreender. Líderes que reconhecem esta necessidade intelectual oferecem produtos, serviços e oportunidades para todos os envolvidos usarem seus talentos.

Deixar um Legado – Esta quarta necessidade é justamente a importância de deixar um legado. Não estou me referindo a uma herança material ou propriedades. Deixar um legado significa muito mais que isso. Quando a atendente se referiu ao Comandante Rolim ter deixado um legado na empresa, ela se referia a seus ensinamentos, suas estratégias, sua visão. Deixar um legado está intimamente vinculado a sua missão, a parte espiritual que todos nós temos e devemos cultivar, incluindo as empresas. As pessoas precisam sentir que fazem diferença. Fazendo trabalho voluntário, servindo aos outros, contribuindo, aprendendo e compartilhando novas ideias, instruindo indivíduos, etc. “É mais importante dar-se completamente a um indivíduo do que trabalhar diligentemente pela salvação das massas”, disse Dag Hammarskjöld.
 
Para preencher esta necessidade, os líderes devem assegurar que os produtos e serviços fornecem oportunidades a todos os envolvidos a deixar um legado que mais lhes importa. “Uma vida longa, saudável e feliz é o resultado de contribuições, de projetos significativos que sejam pessoalmente animadores e que contribuam e abençoem a vida dos outros” Hans Seye.

Quero lembrar que todo ser humano necessita destes quatro salários ou necessidades. Quando, pais, mães, governos e empresas prestarem mais atenção nisso, teremos pessoas muito mais satisfeitas, consequentemente, mais produtivas e felizes.

E você, como será lembrado?

TEXTO DE: Paulo Kretly.
RETIRADO: DAQUI.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger