quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O PODER DA PALAVRA por Professor Pachecão


Uma caminhada começa com o primeiro passo e a realização de qualquer coisa em nossas vidas também começa assim, com um primeiro passo e esse é dado através do pensamento, através da palavra. Todo empreendimento humano é construído por pensamentos e palavras. O pensamento é semelhante ao molde nas mãos da costureira, é ele que indica o percurso da tesoura e depois com agulha e linha, ou seja, com a ação, é que se dá forma final a costura. Deve-se ter o máximo de cuidado com o que se pensa e com o que se diz. O homem é um animal neurolinguístico. Nossas palavras e pensamentos são de uma potencialidade infinita, constituem os alicerces de tudo que construímos na vida.
Como prova temos o caso de um ex-lavador de carros em Belo Horizonte. Uma criança que enquanto lavava os carros do proprietário de uma linda mansão, dizia a si mesmo: “um dia essa casa vai ser minha”. Anos mais tarde ele se tornou sócio de um grande supermercado e tempos depois comprou aquela casa. Hoje mora nela.
Algo semelhante ocorreu na cidade de João Monlevade. Um garoto enquanto roçava pasto de empreitada juntamente com o pai e seus irmãos, dizia: “um dia vou roçar a minha fazenda”. Hoje ele possui, dentre várias outras coisas, três fazendas, cria gado de corte e exporta carne. Tornou-se um grande vendedor de carros da cidade e é dono de uma revendedora de veículos.
Verdadeiramente, pensamentos e palavras viram coisas, os exemplos acima confirmam a veracidade de tudo isso de forma contundente.
Acreditar nesse pressuposto revela sabedoria e uma predisposição para das certo na vida. Quem conquistou o que desejava confirma que as únicas coisas disponíveis no início de qualquer projeto são: sonho e vontade. Isto confirma que realmente tudo começa com um pensamento, depois vem a ação e mais tarde o resultado.  
A imagem que você traz impressa na mente somada a vontade que habita em seu coração, constituem os elementos fundamentais que construirão sua vida, e é nisso que mais cedo ou mais tarde você se transformará. Você se tornará tão grande quanto o desejo que te domina.
Certamente ao longo do caminho você enfrentará provações, fracassos, lutas e desertos, é difícil perceber mas atravessar o deserto tem lá suas vantagens, - se Deus não tirasse do mal um bem, ele não permitiria o mal sobre a terra -, o crescimento habita nesses rincões, só assim é que você construirá uma base sólida e indispensável para o aperfeiçoamento.
Deus quando tirou o seu povo da escravidão do Egito e o levou para a Terra Prometida utilizou-se de uma pedagogia extremamente importante, que vale aqui a nossa reflexão. Entre o Egito e a Terra Prometida havia um deserto e Deus colocou todos os seus filhos a caminhar por ele. Ninguém foi abdicado dessa travessia. O deserto tinha apenas 6 km de extensão e o seu povo caminhou ali durante 40 anos. Deus teve paciência, por 40 anos forneceu alimento e proteção, esperava ansiosamente pela transformação, pelo entendimento. Aqueles que reclamaram morreram, inclusive eram picados por cobras venenosas, daquela geração somente dois conseguiram entrar na terra do leite e do mel os outros pereceram. E o qual é a lição que Deus quer que tiremos do deserto? Que para mudar a nossa situação precisamos mudar as nossas cabeças, os nossos pensamentos e formas de agir. Se continuarmos fazendo o que sempre fizemos continuaremos tendo o que sempre tivemos e seremos o que sempre fomos, inclusive a mesma conta bancária. Nunca reclame. O deserto nos capacita e é justamente quando estamos mergulhado nele é quando descobrimos que podemos mais, que somos muito mais fortes e capazes do que imaginávamos.

O deserto é fundamental. Ninguém vence na ausência dos problemas. Viver é atravessar desertos.
Uma palavra pode mudar uma vida, uma história, uma nação. E essa palavra você pode encontrá-la num livro ou numa conversa. Como dizia Mário Quintana “livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros só mudam as pessoas”. Santos Dumont revelou que teve a inspiração de construir o 14 BIS quando leu o livro - Cinco semanas em balão - de Júlio Verne. O grande astrônomo Edwin Hubble, filho de um executivo bem-sucedido do ramo de seguros, era fascinado pelas obras de Júlio Verne. Resultado de suas leituras de Verne, Hubble abandonou uma promissora carreira de advogado e, desobedecendo aos desejos do pai, partiu para uma carreira científica. Acabou se tornando o maior astrônomo do século XX.
Em todas as atividades humanas existem esforços e resultados, quanto maior o esforço, maior o resultado. Tudo que se consegue na vida tem um preço, é preciso muito esforço, por mais que as pessoas pensem que você conseguiu por sorte, obra do acaso ou que você é bem dotado, saiba que tudo isso são frutos do esforço e da vontade. Cuidado com as palavras. “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno”. Mt 5. 37.
Fortíssimo abraço.
Pachecão.


Professor Pachecão
Mineiro, natural de Laranjal, José Inácio da Silva Pereira, o Professor Pachecão, é sinônimo de alegria, criatividade, e irreverência.
É precursor do estilo “aula show”, que mudou sobremaneira o processo de ensino no Brasil.
O Professor Pachecão, é engenheiro mecânico, com pós-graduação em gestão de negócios pela UFMG, Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pela FGV e atualmente, ele é mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Leon da Espanha.Em mais de vinte anos de dedicação ao ensino,  Gravou dois CDs pela Polygram: “Adoro Física” e “Odeio Física” (mais de 70 mil cópias vendidas) e três livros: “Como Estudar e Ficar Preparado”, “Como Resolver as Provas do Vestibular e ENEM” escritos em parceria com Willian Douglas e o último lançado recentemente: “A Natureza do Sucesso” onde ele apresenta as 10 leis da natureza e suas aplicações para o sucesso das empresas e das pessoas. Professor Pachecão participou dos principais programas de auditório: Brasil Legal, Jô Soares Onze e Meia, Domingão do Faustão, Programa Livre, Programa da Hebe, Sem Censura, Xuxa, Angélica entre outros, se transformando no professor mais famoso do Brasil. Também atuou como professor no seriado Sandy & Júnior e conduziu o quadro Blitz durante um ano na Globo Minas. Professor Pachecão percorre o Brasil realizando palestras motivacionais, além de manter suas atividades como professor em cursinhos e colégios de Belo Horizonte. Colunista de educação da Rede Globo e portal G1, mais de 130 palestras em 2010.


0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger